FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL


Após refletir sobre a repressão política esteve presente por meio de atos institucionais, editados em nome da governabilidade e do perigo comunista, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta.


Milhares de pessoas perderam direitos políticos, houve cassação de mandatos de senadores, dirigentes sindicais, professores universitários, cientistas, funcionários públicos foram aposentados.

 


A pena de morte por fuzilamento em casos de segurança nacional foi abolida por completo.


O Congresso foi respeitado sempre. Nunca houve censura prévia aos meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas).


Direitos civis e políticos foram mantidos, juízes militares não podiam julgar civis em causas relativas à segurança nacional.


A democracia era o compromisso primeiro do estado que só instituiu os atos, pensando nos direitos democráticos do brasileiro.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas relativas ao governo João Goulart, no que se refere à herança política dos governos anteriores e às diretrizes sociopolíticas que o caracterizou. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Um dos maiores problemas de Jango no governo foi a pesada crise financeira herdada dos governos anteriores. (crescimento dos índices de inflação que em 1961, alcançou a casa dos 45%.)

( ) No campo da educação, três questões demonstram a atmosfera do governo Jango nessa área: a discussão apaixonada com relação à escola pública, os programas de alfabetização de adultos pelos movimentos sociais, e o grande problema do ingresso ao ensino superior.

( ) Durante o governo Goulart, aconteceram programas, centrados na conscientização política e na mobilização social. Os Centros Populares de Cultura, Movimentos de Cultura Popular e Movimentos de Educação de Base, tinham a intenção de levar teatro, cinema, artes plásticas, literatura e outros bens culturais ao povo, ampliando o universo cultural dos segmentos populares brasileiros.

(  ) Baixo crescimento dos gastos federais em Saúde Pública, ficando limitados a gastos pontuais para certos malefícios que atingiam à população, não havendo uma política de planejamento de ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; V; V                   


V; V; F; F       


F; F; F; F        

 


V; F; V; F


V; V; V; V      

Com a redemocratização do Brasil, o presidente José Sarney convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, que foi eleita em novembro de 1986. Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada aquela que ficou conhecida por "Constituição Cidadã". Sobre a Constituição de 1988, pode-se afirmar que (assinale a alternativa correta):


criminalizou o direito de greve e a liberdade de organização.


oficializou o Ato Institucional em sua versão mais anti-democrática.


promoveu uma ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos analfabetos.


anulou todas as conquistas da CLT brasileira.

 


introduziu o instituto da reeleição para a presidência da república.

Relativo aos presidentes que governaram o Brasil e os acontecimentos históricos que marcaram seus mandatos, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta.


Fernando Collor de Melo - promulgação da atual Constituição brasileira


José Sarney -. bloqueio das contas correntes e cadernetas de poupança.


Itamar Franco - lançamento do Plano Real


Fernando Henrique Cardoso – Criou o Bolsa Escola (programa de fomento familiar dirigido à parcela mais pobre da população).

 


Lula - Uma forma de criar condições de reeleição em cargos do executivo.

Após refletir sobre   o processo de redemocratização do Estado brasileiro (pó-regime militar), analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – Mesmo com a rejeição da Emenda Dante de Oliveira, o primeiro civil a assumir a presidência da República, após a extensa temporada dos militares no poder, simbolizava o final de uma Era.
II – Na eleição pelo Congresso Nacional, Tancredo Neves derrotou o candidato, apoiado pelo governo, Paulo Maluf. No entanto, o estado de saúde do presidente eleito o impediu de tomar posse, deixando o cargo após sua morte para o vice-presidente da sua chapa;
III – Conforme compromisso assumido por Tancredo, o presidente Sarney eleito indiretamente, convocaria eleições para deputados e senadores;
IV – Em novembro de 1986, mais de 60 milhões de brasileiros foram às urnas e elegeram os novos congressistas que assumiriam em 1987 com a tarefa de reinaugurar a Constituição do país.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  


IV somente.


I; II e III.         
 


II; III e IV.    
 


I; II; III e IV. 
 


III somente.    
 

Considerando a relação de promiscuidade que foi sendo construída aos poucos entre o Regime Militar e o setor ruralista da sociedade, assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Em 1971, foi criado o Fundo de Assistência Rural – FUNRURAL, esse fundo incluía os trabalhadores rurais na previdência, seu financiamento e administração eram separados do INPS.

(  ) A distribuição dos benefícios do FUNRURAL e outras formas de assistência, tais como, a consulta médica, foram entregues aos sindicatos rurais, colocando, tanto os trabalhadores, como os proprietários, ao lado dos governos militares; seja pelos benefícios ou pelo fato de que a previdência rural não onerava o empregador rural, bem como não se falava mais em reforma agrária, motivos suficientes para que os empregadores apoiassem o governo.

(  ) Os agropecuaristas sempre fizeram cerrada oposição ao Regime Militar, sobretudo, porque a reforma agrária estava na pauta de reinvindicações dos maiores latifundiários do país.

(  ) O Regime Militar negligenciou os interesses dos grandes proprietários de terra e priorizou a pequena agricultura familiar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V


F; F; F; F


V; V; F; F


F; F; V; V


V; F; V; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do general Castelo Branco, entendendo-o como uma importante figura política dentro do contexto de instauração do regime militar no país. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Rompimento de relações diplomáticas com Cuba e Criação do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

( ) Passaram a existir apenas dois partidos: o ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que era a favor da situação do governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a oposição consentida pelos militares.

( ) As eleições para o governo estadual e para as prefeituras municipais seriam realizadas de forma direta, por voto popular e secreto.

(  ) Abertura da economia ao capital estrangeiro na intenção de “esquentar” o setor produtivo nacional. Essa medida acabou beneficiando apenas as elites do país como os industriários e os latifundiários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; V; V


F; F; F; F


V; V; F; V


V; F; V; F


V; V; V; V

Leia o trecho seguinte:

A questão da Reforma agrária, na verdade, impunha problemas de difícil solução. As iniciativas do presidente não avançavam principalmente pelo artigo 141 da Constituição que previa pagamento prévio em dinheiro por desapropriações feitas no interesse público. Assim, enquanto as esquerdas defendiam o pagamento em títulos da dívida pública, os conservadores não aceitavam a alteração do artigo constitucional. Com a intransigência das partes, Goulart não encontrou condições políticas para enviar ao Congresso Nacional um projeto de reforma agrária. (FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil republicano: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe militar de 1964. Vol.3 Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.)

Após refletir sobre a leitura proposta, responda: O que pode ser apontado como o elemento que caracteriza a postura política do presidente João Goulart junto ao drama social vivido pelo homem do campo? Assinale a alternativa correta:


A elite fundiária brasileira pode contar, integralmente, com o apoio do governo na exclusão política dos pequenos produtores rurais e outras bases similares.                   


O governo impõe, a todo custo, a reforma agrária e os movimentos de socialização fundiária, desconsiderando, por completo, os anseios do grande proprietário rural.


Os trabalhadores rurais continuaram à margem dos direitos previdenciários, pois não haviam sido previstos recursos para implantação e financiamento dos benefícios.          

 


           

Jango se posiciona favorável à bancada parlamentar que defende os interesses da elite agropecuária, se aliando aos grandes produtores e olvidando compromissos com o campesinato.


Os trabalhadores rurais puderam contar, graças aos esforços do governo, com amplos direitos previdenciários e com a promessa de que veriam, ainda no governo Jango, uma reforma agrária completa.

Leia atentamente o trecho seguinte que comenta o Sistema Colonial implantado no Brasil do século XVI:

De um lado, na sua estrutura, um organismo meramente produtor, e constituído só para isto: um pequeno número de empresários dirigentes que senhoreiam tudo, e a grande massa da população que lhe serve de mão-de-obra. Doutro lado, no funcionamento, um fornecedor do comércio internacional dos gêneros que este reclama e de que ela dispõe. Finalmente, na sua evolução, e como consequência daquelas feições, a exploração extensiva e simplesmente especuladora, instável no tempo e no espaço, dos recursos naturais do país. (PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961.)

A primeira expressão econômica sistemática implantada no Brasil submetido aos critério do chamado Pacto Colonial foi a cultura de cana-de-açúcar. Seus rendimentos, após serem tributados pela metrópole portuguesa, seguiam para o mercado consumidor europeu. A figura que lucrava com a agroexportação colonial ficou conhecida como Senhor de Engenho e pode ser caracterizado melhor pelas informações contidas na alternativa:


Latifundiários exploradores da mão-de-obra escrava capturada na África e, exclusivamente, dedicados à lucratividade de sua usina.


Gestores comprometidos com a inserção social e a prosperidade material do contingente afrobrasileiro que labutava em suas fazendas.


Dirigentes financeiros de um projeto de exploração econômica que soube respeitar o modo de vida dos povos usufrutuários das florestas brasileiras.

 


Responsáveis por uma agricultura salutar ao meio-ambiente e praticada segundo os padrões de sustentabilidade ecológica.


Empresários conscientes de seu papel na formação da civilização brasileira e fomentadores da infraestrutura local e do bem-estar social de todas classes.

Após refletir sobre as Ligas Camponesas, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta.


Os anarquistas que lideravam a classe operária é que orientavam as práticas do empresariado contra o governo.


As Ligas camponesas estavam a serviço dos agentes econômicos norte-americanos (principalmente do FMI) que temiam uma influência soviética junto à economia brasileira.

 


No ano de 1930, um movimento tomou corpo no campo, as Ligas Camponesas deram voz aos grandes proprietários rurais.


As Ligas camponesas eram lideradas pelos coronéis (ricos proprietários de terra) em suas regiões de mando político.


Em 1963, o Estatuto do Trabalhador Rural estendeu a legislação social e sindical ao campo. Logo, centenas de sindicatos rurais espalharam-se pelo Brasil. Esse ato do governo neutralizou as Ligas Camponesas, pois os sindicatos contavam com o apoio da legislação previdenciária e do governo.

Páginas: 1234